quarta-feira, 8 de outubro de 2008

AS RAÍZES DO DESPROGRESSO BRASILEIRO

Assim se iniciou a exploração portuguesa no Brasil. Era o período do reinado de D. Manuel I e Cabral tratou imediatamente de avisar ao rei o descobrimento do Brasil, enviando de volta a Portugal um dos navios da frota.
Contudo, a iniciativa da colonização não ocorreria se não fosse o interesse de outros importantes países europeus, principalmente protestantes, pelas terras do Novo Mundo. A Europa vivia um momento de perseguição religiosa liderada por autoridades da Igreja Católica Romana e seus adeptos monárquicos contra a Reforma protestante e a fé evangélica.
Foi desse modo que, devido a fatores políticos e religiosos, protestantes franceses chegaram ao Brasil em 1557, com o apoio do grande reformador João Calvino. A colônia evangélica, instalada na Baía de Guanabara, durou de 1555 a 1567, ano em que seus homens, mulheres e crianças que sobraram foram definitivamente assassinados pelos portugueses.
Mais tarde, nos anos de 1600, houve outra tentativa evangélica de colonizar o Brasil. A Holanda, país protestante que estava ligado ao capitalismo europeu, tentou estabelecer no Nordeste uma importante colônia. O Nordeste teve a felicidade de receber a presença do admirável administrador holandês Conde Maurício de Nassau, dotado de espírito renovador e tolerante no campo político e religioso, além de grande incentivador das ciências e das artes.
Pouco depois, com assistência holandesa, foi impulsionada a tradução da primeira Bíblia em português, na versão de João Ferreira de Almeida, que acabou se tornando a Bíblia mais lida do Brasil. Por ter traduzido a Bíblia para o povo comum, Almeida foi condenado à morte pelos portugueses, mas os holandeses o protegeram.
Com os holandeses, vieram também para o Nordeste banqueiros judeus. Diferente de todo o restante do Brasil português, a colonização holandesa foi acompanhada de políticas de tolerância e liberdade religiosa e incentivo ao progresso, à cultura e educação. Judeus que viviam no Brasil português preferiam se mudar para a colônia holandesa para escapar de perseguições dos portugueses.
Os colonizadores portugueses e holandeses eram povos que tinham características completamente distintas em matéria de espiritualidade e costumes. Nos países onde predominava a Reforma protestante havia uma ruptura com a idéia de que o governo, sendo da vontade divina, podia manter os cidadãos sob um autoritarismo e controle desenfreado. Havia também a liberdade para os indivíduos e os grupos, o gosto pela pesquisa científica e pela técnica e o entusiasmo dedicado à iniciativa e a mentalidade econômica. Além disso, havia, principalmente na Holanda, liberdade para os judeus e para o capitalismo.
Nos países católicos, especialmente depois da Contra-Reforma, constata-se a submissão total a uma autoridade hierárquica, a desconfiança em relação ao indivíduo e aos grupos, uma organização hostil à autonomia e a inovação e o preconceito antieconômico. Os judeus sofriam preconceitos e perseguições sistemáticas.
Além desses fatores, é importante ressaltar a qualidade do fator espiritual e teológico, que colocaram as nações protestantes como os artesãos do desenvolvimento econômico mundial e da democracia moderna. Os fatores espiritual e teológico são, por excelência, determinantes. A Palavra de Deus proclamada, difundida pelo Evangelho, pode ser acolhida ou negligenciada, vivida ou deformada. E essa diferença de acolhimento determina o comportamento dos homens e molda o destino das sociedades.
Apesar disso, os portugueses conseguiram trucidar e expulsar os holandeses do Brasil, e com eles vão embora os judeus banqueiros, a tolerância e a liberdade religiosa e o incentivo à cultura. O Nordeste voltou à normalidade intolerante, autoritária e ditatorial. Os judeus holandeses que estavam no Nordeste se mudaram para Nova Iorque, onde estabeleceram instituições financeiras que se tornaram importantes bases para solidificar a prosperidade capitalista da futura nação americana.
Os Estados Unidos acabaram sendo enriquecidos com a chegada dos judeus holandeses capitalistas. O Brasil muito perdeu com a expulsão deles. O Nordeste se transformou num deserto de falta de iniciativa, liberdade e investimento. Nunca mais se investiu tanto no Nordeste quanto os holandeses o fizeram.
O modelo político e religioso que os brasileiros herdaram, desde as origens do Brasil, deu origem a uma das maiores debilidades políticas e sociais do mundo ocidental. Na esfera jurídica, tivemos em primeiro plano o Tribunal da Inquisição — notoriamente implacável contra os judeus — e o chamado “Direito Luso-Brasileiro” com suas ordenanças e preceitos jurídicos moldados na influência dos reis de Portugal. Tivemos também o direito romano-germânico. Todos baseados em normas escritas, veículos da opressão dos papas, reis e de congressistas.
Já emancipado, o Brasil continuou sob essa influência parasitária. O parasitismo social criado moldou o regime imperial e republicano, consolidando-se sob a proteção de um Estado aniquilante: bom provedor de seus parasitas políticos, mas cruel e burlador em seu papel cívico e democrático.
O Estado brasileiro existe em cima de bases autoritárias, fruto da originária influência colonizadora portuguesa, e seus esqueletos administrativos. Com isso, mais tarde, criou-se na formação da identidade nacional a figura do “salvador da Pátria”, o emblemático homem ou Estado, para que neles o povo deposite suas esperanças de forma cega e desmedida.
Ao longo dos tempos e em razão das circunstâncias mundiais, lentas, escassas e tímidas mudanças ocorreram no Brasil, graças à influência de nações de histórico predomínio protestante ou evangélico, onde o Estado (ainda que imperfeito) é equilibrado na esfera pública, transparente e pouco intrusivo na vida dos cidadãos.
Pelo menos até recentemente, as sociedades protestantes se regulavam pelo sentido verdadeiramente conservador de elevados valores éticos na vida política, econômica e social. Depois de uma boa fase de séculos de incentivo à liberdade e ao conservadorismo, agora começam a se deteriorar pela influência em massa da ideologia socialista. Sua tolerância com tudo acabou dando acolhimento para todas as filosofias e ideologias boas e más, inclusive o socialismo.
Entretanto, o Brasil, que mal conseguiu entrar nessa boa fase, entra agora de cabeça na deterioração do esquerdismo, sob o peso de séculos de hábito ao autoritarismo estatal herdado de Portugal.
Com a moderna colonização socialista na mentalidade dos brasileiros, um povo inteiro substituiu (ou adaptou) a intolerância e o controle herdados de Portugal pela intolerância e controle socialista disfarçados de liberdade e democracia.
Fonte: www.juliosevero.com
Notas:
1. Os Descobrimentos Portugueses, Prof. Luís de Albuquerque, da Academia Portuguesa da História e da Academia das Ciências de Lisboa; publ. Alfa, Portugal; 1983.
2. A Força Oculta dos Protestantes, André Biéler, Ed. Cultura Cristã, 1999.
“Pelo que o direito se retirou, e a justiça se pôs de longe; porque a verdade anda tropeçando pelas praças, e a retidão não pode entrar”.Isaías 59.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[B]COLOQUE AQUI SEU COMENTÁRIO![B]